Filarmónica do Artesia DES (Português)

Como Tudo Começou

A Filarmónica do Artesia DES foi fundada em 1972. Nós somos a segunda banda portuguêsa mais velha da California. Em Janeiro de 1972 deram-se os primeiros passos que por conseguinte resultaram na origem da banda, quando um grupo de homens, procurou a possibilidade de formar um grupo musical para tocar numa “Dança de Espada” (dança de carnaval tí­pica). Esses homens tiveram tal sucesso em realizar esse projeto que poucos mêses mais tarde – em Agosto de 1972 – foi-lhes pedido para tocar no “Dia dos Portuguêses” – promovido pelo Ercilio Cardoso e o grupo futebolista “Eagle Soccer Club” – no Parque Do Artesia. A primeira peça musical que eles tocaram foi um Passo Dobrado chamado “O Teu Trompete”.

O organizador principal desta Filarmonica foi Antonio Diniz Coelho que tocava Tuba, copiava musica e fazia as transposicoes, convidava muscios, arendar instrumentos e comprar fardas. Foi um homen incansavel pela Filarmonica do Artesia DES.

Daí por diante a ideia de fundar uma banda de música portuguesa tomou vida. A 27 de Julho de 1973 a banda tocou pela primeira vez na festa do “Espí­rito Santo” em Artesia, sob o nome de Banda Portuguesa de Artesia.

A Nossa Banda de Agora
Este ano nós temos um total de 50 músicos. Ensaiamos uma média de dois dias por semana durante a maior parte do ano. O nosso quarto de ensaio está no Salão Português do Artesia DES, adjacente ao quarto do clube de futebol. O quarto foi alargado e melhorado para melhor qualidade de som e condições de trabalho. Todos os anos, dois diretores representam a Filarmónica na Comissao do Salão Português do Artesia DES. La, obtemos aprovação para muitos dos nossos planos que requerem finanças. Para fornecer um ni­vel musical de boa qualidade, os nossos músicos sacrificam voluntáriamete muitas horas por semana fora de suas famí­lias. Em geral, o nosso tocador é uma pessoa com paixão pela música e grande interesse em manter as celebrações tradicionais animadas. Ja representamos a nossa cidade de Artesia em varios localidades, incluindo os Açores (1986 e 2002) a Costa Leste do Estados Unidos (Fall River, MA 1997)e Canadá (Toronto 2007). Fomos os primeiros organizadores do Festival das Filarmónicas na California em 2004.

Leave a Reply

Portuguese Community of Artesia